Check-up odontológico

Aquela frase: “Não espere sentir dor para ir ao dentista”, não é clichê. Não sentir dor de dente não garante uma boca saudável. Assim como realizamos consultas médicas, é preciso fazer o check-up odontológico costumeiramente. Visitar o seu dentista previne problemas bucais ou tratá ainda no estado precoce. É uma garantia de manter a sua boca sempre saudável e em equilíbrio com as outras partes do seu corpo. É e muito importante fazer esse procedimento com um dentista de sua confiança.

QUANDO FAZER? De modo geral, a consulta precisa ser feita regularmente a cada seis meses. Esta indicação é feita para detectar doenças em seu estágio inicial, como a cárie ou a gengivite, tendo a oportunidade de passar por um tratamento menos agressivo. Há alguns casos em que a consulta pode ser anual, isso vai depender bastante da situação de cada paciente. Pacientes que possuem inúmeras restaurações, histórico de lesões de cáries ou doenças da gengiva são considerados de riscos. Para esses está indicado a revisão semestral. Já para aqueles que praticamente não possuem restaurações e têm gengivas saudáveis, além de não fumarem, as revisões podem ser mais espaçadas para uma vez ao ano. Existem muitas doenças bucais que podem ser identificadas e tratadas em fase inicial através do check-up, como: Tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltração em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o próprio câncer de boca.

PARA FAZER O SEU CHECK-UP: 1) Encontre um dentista de sua confiança para realizar o procedimento. 2) Tire todas as dúvidas com o profissional sobre os cuidados que você vem praticando com a sua saúde bucal. 3) Se um tratamento for necessário, não deixe de seguir todas as recomendações de higiene dadas pelo seu dentista. 4) Pratique também uma boa alimentação para evitar manchas ou problemas bucais, como a cárie e a erosão dentária. 5) Retorne ao consultório a cada seis meses ou um ano, dependendo do que o especialista recomendar, para outro check-up.

Compartilhe:

Fonte:Sorrisologia